domingo, 30 de outubro de 2011

SURF MUSIC



Surf music é um gênero de música popular associado à cultura do Surfe, especialmente de Orange County e de outras regiões do sul da Califórnia. Foi particularmente popular entre 1961 e 1965, exercendo grande influência no rock.
Deu origem a dois formatos: o surf rock instrumental, com a guitarra elétrica e o saxofone como bases da melodia e artistas como Dick Dale & his Del-Tones como principais precurssores, e o surf pop vocal, incluindo tanto baladas quanto músicas dançantes, com harmonias fortes comumente associadas ao The Beach Boys. Muitas das principais bandas de surf music são conhecidas por transitar entre os dois formatos, e sendo assim o gênero é considerado um só, apesar de sua variedade de estilos.

Surf rock instrumental

Formato

Geralmente é uma música dançante de tempo rápido , com guitarras dominando o som, e quase sempre com compasso 4/4 comum. Guitarras de Surf são classificados pelo uso excessivo de "wet" reverberação sonora (eco) e uso de braço tremolo sobre a guitarra para dobrar a altura da nota baixa. Amplificação tubo (válvula), geralmente criada através de um amplificador Fender, é padrão para alcançar o som surf. O uso de unidades de vibrato (ou mais corretamente, tremolo) também é comum, estas foram tipicamente incorporado nos amplificadores de guitarra de finais dos anos 1950 e 1960, e recentemente em pedais de guitarra. Distorção não é muito usada, mas às vezes um efeito fuzz pode ser ouvido.
A surf music foi um dos primeiros gêneros universalmente para adoptar o baixo elétrico. O Fender Precision Bass foi praticamente unanime entre os primeiros grupos de surf, e foi um instrumento de vanguarda na época. Ao contrário do contrabaixo, uma linha de baixo pode ser aprendida por músicos com um nível mínimo de habilidade. Assim, era uma prática comum contratar um guitarrista comum para tocar baixo em muitos grupos. Ainda assim, a promoção dos mais criativos usos de baixo elétrico, como parte de surf music influenciou tanto o rock quanto o jazz da época.
A surf music também partilha com o jazz e o rock and roll o desenvolvimento das técnica de bateria. Tanto o surf e o rock (e alguns estilos de jazz) adotaram um back beat como padrão aproximadamente ao mesmo tempo, e usando preenchimentos e ritmos semelhante. Em ambos estilos, surf e rock, era predominante o compasso 4/4. Pode-se dizer também que bateriastas surf tiveram inspiração no mundo do jazz; Gene Krupa, um grande baterista de jazz, foi uma influência específica no género surf.

História

Na década de 1960, no sul da Califórnia  teve o surgimento de muitas linhas de pensamento musical. Rock and Roll foi música popular e, principalmente à partir de 1958 com o fortalecimento do rock instrumental de gente como Duane Eddy, Link Wray, e Santo & Johnny que provaram que capacidade vocal não era necessária para alcançar o estrelato. Los Angeles foi um polo de ativadades do Jazz, e os maiores músicos do gênero tocaram lá. Ao contrário de muitos osEUA a essa altura tinha um grande número de mexicanos vivendo nesta parte da Califórnia, e sua música, sem dúvida foi ouvida por muitos aspirantes a músicos da época. Rock instrumental, com uma agressiva influência de jazz em bateristas e algumas influências latinas iguais na surf music. Alguns talentos limitaram-se a tocarem em alguns locais necessários para atingir um nível de popularidade antes de uma tendência nascer. Atualmente, Dick Dale diz ter criado a surf music em 1957.
Bandas novas de surf foram formadas na zona sul da Califórnia, com grupos como os Beach Boys, o Surfaris, Dick Dale & his Del-Tones, The Mermen, The Challengers, Eddie & The Showmen. Em Orange County, surge uma forte cultura surf e lugares como o Rendezvous Ballroom Balboa tocando o estilo. Uma típica noite de entretenimento caracterizado não só surf music, mas abrangendo também, versões de hits populares.
A popularidade do gênero levou grupos de outras áreas para tentar sua mão, também. Tanto o Astronauts (Boulder, Colorado) e The Trashmen (Minneapolis, Minnesota) tocaram surf music e seus hits na Billboard "Baja" (Astronauts, 94º em 1963) e "Surfin' Bird" (4º em 1964) mostrou que a popularidade do gênero foi amplamente difundida. The Rivieras (South Bend, Indiana), alcançou o 5º lugar, em 1954, com "California Sun".Embora conhecido como um gênero que se desenvolveu na Costa Oeste dos EUA na década de 1960, um revival em 1990 provocou um ressurgimento mundial. 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Surf_music

Nenhum comentário:

Postar um comentário