segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

GOTHABILLY

Gothabilly é um subgênero musical que se desenvolveu a partir de mistura a subcultura gótica com música rockabilly. Ele mantém a música country e influências de blues de rockabilly, mas acrescenta aspectos do punk rock e rock gótico para criar uma combinação distinta de estilos. O som gothabilly foi definida em meados de 1980 encarnada por um andamento mais lento e melancólico, com ambiente romântico, temas literários, ocultismo. Adptos mais recentes trouxeram um ritmo mais rápido e temas de terror, muitas vezes com uma atitude humorística ou quadrinhos com temas deliberadamente brega, como filmes de monstro e os programas de televisão como A Família Addams e Os Monstros. Seu surgimento poe ser melhor colocado ao final dos anos 70 nos EUA, com popularidade situada em meio as subculturas góticas.
Este movimento vem crescendo principalmente na parte ocidental dos Estados Unidos, e Inglaterra, mas cresce em popularidade em muitos países escandinavos.
O Gothabilly às vezes também chamado de Hellbilly, é uma dos vários estilos musicais e subgêneros da cultura rockabilly. O nome é uma palavra que combina uma parte do estilo gótico com o rockabilly. O primeiro uso conhecido da palavra gothabilly foi por The Cramps no final de 1970, para descrever a sua mistura de punk rock sombrio, com influências rockabilly. Desde então, o termo passou a descrever uma tendência de moda e música que pontes ambas as subculturas gótica e rockabilly.
O Gothabilly é freqüentemente visto como uma seita de subgênero psychobilly, já que ambos usam o baixo vertical duplo e ritmos simples de progressões de acordes rockabilly e com influências do punk incorporado. No entanto, gothabilly difere do psychobilly quando se trata de agressão e incorpora aos textos das músicas, sendo que o gothabilly vai estar mais repleto de aspectos da música gótica, e tende a ser mais lento e  orientado. Embora ambos incorporam monstros, fantasmas e outras imagens de horror e temas, gothabilly acrescenta os aspectos do romântico e paranormal.
Conta-se que no final de 1970, The Cramps ajudou a criar um subgênero proto gothabilly. No entanto, o termo gothabilly não foi popularizado até o lançamento de uma série de albuns no estilo de compilação internacional lançado pelo selo Skully em meados de 1990.
Embora o termo seja atribuído a The Cramps, seu estilo musical está mais próximo em fórmula ao som do Surf Rock ou Surf Music da década de 1960 combinado com o tradicional formato do "12 bar blues", de 1950. Ocasionalmente, eles têm sido associados com o rock gótico principalmente devido ao uso de roupas de fetiche e maquiagem extravagantes, incluindo o uso de delineador de olhos escuro em ambos os sexos dos membros das bandas e tambéms é popular na subcultura gótica. The Cramps são considerados igualmente influentes para o gênero psychobilly.
Quando se trata de moda o gothabilly pode ser descrito como um estilo de um jogo entre a estética rockabilly e a influência gótica, misturando o retro e as modas que acompanham as características sombrias de gótico. Bandas como The Cramps eram mais influente como ícones visuais e arquétipos estilística do que pela sua contribuição ao gênero musical gothabilly.
O guarda-roupa gothabilly incorpora alguns elementos de estilo do revival da cultura retro, incluindo: chamas estilizado, imagens de tatuagem, estampas de animais, sapatos creeper, acessórios cereja e onipresente roupa de bolinhas, saias lápis, meias arrastão e saltos altos, todos bem populares, tanto na cena rockabilly e psychobilly. A influência gótica pode ser visto nas texturas mais suaves de sedas negras, cetins, rendas e veludo, espartilhos, cartolas, jóias antigas, PVC e couro.
Em se tratando de cultura, o gothabilly como termo é usado não apenas para descrever um gênero musical, mas uma moda e um estilo de vida também. Gothabilly e psychobilly tanto desfrutam do som do contrabaixo e compartilham interesses em filmes de trash, horror, kitsch, hot rods (especialmente carros funerários) moda, vintage, do macabro.
Embora a subcultura gothabilly seja ainda relativamente pequena, está se espalhando através de comunidades de internet, blogs e chats, bem como concertos e outros eventos sociais em todo o mundo.             

                 Zombie Ghost Train - R.I.P.




Nenhum comentário:

Postar um comentário